Volvo testa camião autónomo numa mina

0

O camião totalmente autónomo da Volvo foi o primeiro a ir a testes de baixo de terra, mais concretamente na Kristineberg Mine, na Suécia. Este teste insere-se num projeto que visa melhorar os fluxos de transporte e segurança nos trabalhos mineiros.

O Volvo FMX irá percorrer uma distância de 7 km, a 1,320 metros de profundidade. Um verdadeiro desafio, realça o responsável pelo departamento de tecnologia e membro do conselho de administração da Volvo, Torbjörn Holmström, ” Este é o primeiro camião autónomo no mundo a operar em condições tão difíceis. É um verdadeiro desafio assegurar que tudo funciona perfeitamente a mais de 1300 metros de profundidade” revela o responsável.

O camião totalmente autónomo da Volvo foi o primeiro a ir a testes de baixo de terra, mais concretamente na Kristineberg Mine, na Suécia.

O camião totalmente autónomo da Volvo foi o primeiro a ir a testes de baixo de terra, mais concretamente na Kristineberg Mine, na Suécia.

A Volvo lançou um vídeo que pretende demonstrar a segurança e fiabilidade do camião autónomo “Independentemente do tipo de veículo que estejamos a desenvolver, a segurança faz sempre parte das nossas principais preocupações e isso também se aplica aos veículos de condução autónoma.

O camião está equipado com múltiplos sensores, que monitorizam o ambiente em torno do veículo e que evitam obstáculos estáticos e em movimento. Ao mesmo tempo, existe um sistema que permite monitorizar e coordenar as rotas e níveis de consumo de combustível. O camião está a ser testado numa operação real pela primeira vez”.

A introdução de veículos autónomos neste tipo de operações acarreta riscos redobrados, uma vez que as condições para a realização dos testes experimentais não são as recomendadas. Ainda assim, este poderá ser um dos primeiros passos para a modetrnização do transporte mineiro e, quem sabe, no transporte associado ao setor da construção

Controle, em pormenor, a atividade das suas máquinas e pesados nas diferentes obras. 

Roubo de combustível: quanto custa à sua empresa?

Dependendo da tipologia de veículo e da respectiva capacidade dos depósitos, um único roubo de combustível pode representar para a empresa um prejuízo que pode ir desde algumas dezenas de euros até…
Leer Mais »

Share.
Saiba mais sobre:   Máquinas e materiais

Leave A Reply