União Europeia financia construção de novo gasoduto da REN

0

A União Europeia, através do Banco Europeu de Investimento (BEI), assinou um acordo de empréstimo com a Redes Energéticas Nacionais (REN), tendo em vista a construção da terceira interligação de gás natural entre Portugal e Espanha.

O novo gasoduto Ibérico irá unir Celorico da Beira (Trás os Montes) a Zamora (Espanha), tendo como principal objetivo reforçar a segurança interna de abastecimento e reduzir a dependência de abastecimento de gás natural proveniente da Rússia.

O projeto de construção está dividido em 3 fases, sendo que a primeira deverá estar finalizada em 2019, tendo um custo de 137 milhões de euros. As duas últimas fases desta obra só deverão estar concluídas entre 2022 e 2015.

A REN espera assim poder contar com um financiamento na ordem dos 50%. Para já, tendo sido considerado um Projeto de Interesse Comum, o novo gasoduto está habilitado a um financiamento de cerca de 50% dos custos realizados em estudos técnicos.

Esta notícia surge depois de a REN ter decidido adiar em cerca de três anos o início dos trabalhos de construção da primeira fase do projeto.

Fonte: Económico (adaptado)

Controle, em pormenor, a atividade das suas máquinas e pesados nas diferentes obras.

 

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade, Nacional

Leave A Reply