Túnel do Marão finalmente pronto para inauguração

0

Sete anos e 88 milhões de euros depois, o Túnel do Marão será finalmente inaugurado no próximo sábado, com o estatuto de maior túnel rodoviário da Península Ibérica com 5,6 quilómetros que rasgam a serra do Marão.

A aposta terá sido na segurança, que inclui um circuito de videovigilância e a deteção automática de incidentes.

O empreendimento inclui dois túneis, duas galerias gémeas, que foram construídos em paralelo.

André Oliveira, coordenador do empreendimento, frisou que o Túnel do Marão “cumpre todos os requisitos de segurança” e, em algumas situações, vai até para além do que é imposto por lei, como, por exemplo, a nível das bocas-de-incêndio que estão colocadas de 180 em 180 metros (a lei impõe 200) ou nas galerias de emergência que distanciam 400 metros (lei estabelece 500).

No interior há também 82 postos SOS, 470 altifalantes, rede de telemóvel para facilitar as comunicações e foram instalados 72 ventiladores.

O túnel possui uma coluna de água que percorre toda extensão e alimenta as bocas-de-incêndio, ainda sensores de opacidade, de gases como monóxido de carbono e óxido nítrico, de diferenças de temperatura, de medição de velocidade, de orientação e de iluminação.

Segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), concluir o túnel custou 88 milhões de euros, dos quais cerca de 17 milhões de euros foram reservados para os equipamentos de segurança.

Fonte: Diário de Notícias (adaptado)

Controle, em pormenor, a atividade das suas máquinas e pesados nas diferentes obras.

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply