Túnel do Marão: fase de escavação terminada

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Cerca de três semanas após a abertura da galeria sul do Túnel do Marão, a obra da qual nascerá o mais longo túnel ibérico viveu na segunda-feira mais um momento de relevo: a detonação da última carga explosiva. Esta explosão derradeira permitiu a junção das duas frentes de obra da galeria norte e a conclusão da escavação do túnel que atravessa a serra e ilustra também a progressão da obra que tem inauguração prevista para março do próximo ano.

A escavação do túnel do Marão, que possui 5,6 quilómetros e está inserido na Autoestrada do Marão, ficou concluída com a abertura da segunda galeria que atravessa a serra, anunciou esta terça-feira a Infraestruturas de Portugal (IP).

Menos de um mês depois da abertura da galeria sul, viveu-se esta segunda-feira à noite, nas entranhas do Marão, mais um momento simbólico, com a detonação da última carga explosiva que permitiu a junção das duas frentes de obra da galeria norte e a conclusão da escavação do túnel que atravessa a serra.

A IP refere, em comunicado, que durante a noite foram retirados todos os escombros e a galeria foi atravessada pela primeira vez na manhã de terça-feira, de Amarante a Vila Real, por uma delegação técnica encabeçada pelo presidente da empresa pública.

Os dois túneis foram construídos em paralelo, em quatro frentes de obra, e todos os trabalhos lá dentro decorrem também em simultâneo.

O objetivo é cumprir os prazos estipulados, que apontam para a conclusão da obra até ao final do ano e entrada em funcionamento da nova autoestrada até ao final do primeiro trimestre de 2016, seis anos depois do arranque dos trabalhos.

O Túnel do Marão visto do exterior.No maior túnel rodoviário da Península Ibérica trabalham neste momento 580 pessoas. São 1.200 nas várias frentes de obra, que tem decorrido “com um nível muito baixo de acidentes de trabalho e com nenhuma vítima mortal”.

Avanços e recuos, paragens e processos em tribunal, questões económicas e políticas marcaram a construção da via, que começou em 2009 e vai ligar a Autoestrada 4 (A4), em Amarante, à Autoestrada Transmontana, em Vila Real.

Após ter resgatado a concessão da Autoestrada do Marão, depois da terceira paragem das obras em junho de 2011, a Infraestruturas de Portugal (então Estradas de Portugal) dividiu os trabalhos em três empreitadas, nomeadamente a do túnel e os acessos poente e nascente.

Para além da execução do túnel, o empreendimento compreende ainda a construção do sublanço com 9,9 quilómetros da ligação poente entre o nó do Itinerário Principal 4 (IP4) e o túnel e a ligação nascente, entre o túnel e o nó de Parada de Cunhos.

Esta ligação, igualmente com 9,9 quilómetros de extensão, inclui a execução de diversas obras de arte, nomeadamente o viaduto sobre o vale do Rio Ovelha, com 816 metros, e o viaduto sobre o vale do Rio Marão, com 915 metros.

A Autoestrada do Marão foi a primeira obra público-privada resgatada pelo Estado, devido a incumprimentos por parte da concessionária.

O presidente da IP, António Ramalho, já disse que esta autoestrada vai ter um investimento final que ronda entre “os 260 a 280 milhões de euros”, valores abaixo do valor inicialmente previsto de 345 milhões de euros.

Entretanto, a União Europeia atribuiu um cofinanciamento de 89 milhões de euros a esta empreitada no âmbito dos Fundos de Coesão.

Para atravessar os 26 quilómetros desta autoestrada ter-se-á de pagar cerca de dois euros de portagem. É um valor, segundo António Ramalho, que fica também abaixo do inicialmente previsto e que é possível porque se “conseguiu poupar na construção” desta via.

Fonte: LUSA | Fonte (imagens): IP – Infraestruturas de Portugal

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