Tour Triangle promete mudar a paisagem de Paris (e as suas leis de construção também)

0

Com uma forma triangular distribuída por 180m de altura, a Tour Triangle é projeto de 502 milhões de euros capaz de mudar por completo a paisagem parisiense, conhecida desde sempre pelo seu despojamento de arranha-céus. Este novo e anguloso gigante deverá começar a nascer no ano de 2017 no sudeste de Paris, estando a conclusão da obra prevista para 2020.

Construir um arranha-céus em Paris é sempre polémico. A estética parisiense, forjada por Baron Haussmann no século XIX, não os contempla. Um claro exemplo dessa polémica aconteceu em 1973, após a construção da torre Montparnasse: uma lei proibiu qualquer construção em Paris com mais de 36 metros de altura.

Prós: novos empregos e investimento estrangeiro

A proposta para a construção do arranha-céus triangular, aprovada no Conselho de Paris, foi apoiada pela Presidente da Câmara parisiense Anne Hidalgo, do Partido Socialista. Para Hidalgo, a construção da Tour Triangle, de 70 mil metros quadrados, é uma oportunidade económica, criando 3.000 trabalhos permanentes.

“Abandonar este projeto seria um desastre para a economia parisiense”, disse o vice-presidente da câmara de Paris Jean Louis Missika ao Le Monde. “A Tour Triangle pode ser atraente para investidores e arquitetos estrangeiros”, explica Missika.

Herzog & de Meuron, a empresa responsável pela construção da Tour Triangle, assegura que não irá ter qualquer impacto no ambiente, tanto a nível estético como ambiental.

“Nós temos em conta na nossa arquitetura a importância que qualquer prédio grande tem no ambiente parisiense”, disse à CNN a empresa conhecida por também ter planeado o estádio Bird’s Nest de Beijing e o museu londrino Tate Modern. “O seu formato triangular reduz a sombra nos prédios residenciais”, explicam.

Contra: não oferece soluções e arruína a vista

Enquanto os apoiantes da torre dizem que Paris precisa de se modernizar, a oposição afirma que a construção da Tour Triangle não oferece as soluções válidas.

“Já existem muitos escritórios em Paris que estão desocupados – cerca de um milhão de metros quadrados”, afirmou à CNN Miranda Bothe, uma especialista em imobiliário da Paris Property Group.

Para William J. R. Curtis, historiador de arquitetura, este projeto é um “monstro”. “A Tour Triangle é o antiurbano no seu extremo: uma lâmina triangular gigante que corta a vista em dois e brilha como uma aparição extraterrestre”, explica, em declarações à CNN.

Em 2017 devem começar as construções. A conclusão do projeto está prevista para 2020.

Fonte: Observador | Fonte (imagem): unibail-rodamco.com

Rentabilize o uso das suas máquinas nas várias obras, vigiando o seu uso e percursos.

Share.
Saiba mais sobre:   Internacional

Leave A Reply