Tecnovia conclui construção de ponte e estrada em Angola

0

Uma obra orçada em 23 milhões de euros foi recentemente entregue pela empresa portuguesa Tecnovia, tendo englobado a construção de uma estrada de 5,1 quilómetros e uma ponte de 200 metros na província do Cuando Cubango, Angola.

De acordo com a Angola Press, a construção da ponte teve a duração de 15 meses e insere-se numa curva vertical convexa de raio igual a cinco mil metros. Tem 190 metros de comprimento entre eixos de apoio nos encontros e é composta por um tabuleiro apoiado entre pilares e encontros de betão, dividido em dois vãos extremos com 25 metros e cinco vãos intermédios com 30 metros cada.

O tabuleiro é uma lage vigada em betão armado com uma largura de 11 metros e altura de 2,1 metros, constituído por duas vigas contínuas, e está apoiado em aparelhos deslizantes longitudinalmente e travados no sentido transversal, “com exceção dos pilares, que são fixos”.

A construção desta nova ponte levou a Tecnovia a recorrer a uma solução com um tabuleiro de lage vigada, construído com recurso ao método de lançamento incremental, uma opção que se deve à necessidade de “minimizar a ocupação dos solos dentro do leito do rio, dado o elevado caudal de água que o rio transporta nos períodos de cheias”.

Fonte: Construir

Controle, em pormenor, a atividade das suas máquinas e pesados nas diferentes obras.

Share.
Saiba mais sobre:   Internacional

Leave A Reply