Imprimir uma ponte 3D em aço? Esta startup holandesa vai fazer a experiência em Amesterdão (com vídeo)

0

Dentro de dois anos Amesterdão terá uma nova ponte sobre um dos seus canais. Será pedonal e já está desenhada. Até aqui a história parece bastante vulgar, mas “normal” é uma palavra que não cabe no vocabulário desta construção. Concebida por um designer, a ponte não será construída, mas antes… impressa por um robô. O projeto pioneiro está a ser desenvolvido pela startup MX3D, que se dedica ao desenvolvimento de tecnologias de impressão em 3D robóticas.

Dentro de dois anos, a MX3D espera edificar a estrutura em apenas dois meses sobre um dos canais da cidade.

Dentro de dois anos, um dos canais que marcam a geografia de Amesterdão vai ser atravessado por uma ponte impressa em 3D por um robô, feita de um novo composto de aço, em apenas dois meses. Esse é o objetivo de Joris Laarman, o designer holandês que criou o desenho intrincado que irá dar corpo à ponte em arco, que depois de impressa terá a capacidade de qualquer ponte pedonal, permitindo a passagem de pessoas durante décadas, segundo a equipa responsável pelo projeto na startup MX3D.

A holandesa MX3D desenvolve tecnologias de impressão em 3D robóticas. Este é o seu mais recente desafio. “Imprimir uma ponte metálica ornamentada e intrincada para um local especial é o teste final para robôs e software, engenheiros, artesãos e designers”, admite a empresa numa nota no seu site onde anuncia o projeto, que designa como “uma ponte para o futuro na antiga capital da inovação”.

Para a impressão da ponte, a MX3D vai usar robôs industriais de seis eixos com ferramentas de impressão 3D, que conseguem imprimir estruturas em metal ou resina literalmente no ar. A tecnologia permite a impressão de objetos de grande escala, como uma ponte neste caso, no local onde estes serão colocados, evitando a ocupação de espaço pelos materiais e equipas de construção.

Segundo a startup, esta nova técnica é “rentável e escalável, mais do que os métodos de impressão 3D atuais, e oferece soluções criativas de produção por robôs para a arte, construção e muito mais”.

“Esta ponte vai mostrar como a impressão 3D finalmente entra no mundo de grandes escalas, objetos funcionais e materiais sustentáveis, permitindo uma liberdade sem precedentes de formas. O simbolismo da ponte é uma bela metáfora para ligar a tecnologia do futuro com a cidade antiga, de uma forma que traz o melhor dos dois mundos”, afirma Joris Laarman.

A ponte vai ser feita de um novo composto de aço criado pela Universidade de Delft, que pode ser impresso gota a gota.

Fonte: Público

Proteja melhor as suas máquinas nas diferentes obras tornando-as localizáveis.

Share.
Saiba mais sobre:   Máquinas e materiais

Leave A Reply