Produção na construção em Portugal com crescimento abaixo da média da Zona Euro

0

O mês de julho foi para Portugal de crescimento tímido da produção na construção: 0,4%, um valor abaixo da média dos países do Euro, que alcançaram uma subida de 1%. Comparativamente a julho de 2014, a produção na construção nacional caiu 1,8% – valor que, ainda assim, representa um suavizar do fosso entre 2014 e 2015 comparativamente ao mês de junho, que registou uma quebra homóloga de 2,5%.

A produção na construção em Portugal cresceu, em julho, abaixo da média dos países da Zona Euro. Segundo os dados divulgados esta quinta-feira, 17 de setembro, pelo Eurostat, a produção na construção em Portugal subiu 0,4% em julho, em relação ao mês anterior, enquanto na Zona Euro o avanço foi de 1%.

Na região da moeda única, este resultado é justificado pela subida de 1% da engenharia civil e de 9% da construção de edifícios.

Na União Europeia o crescimento da produção foi menos expressivo mas, ainda assim, superior ao registado em Portugal. De acordo com os dados do Eurostat, este indicador subiu 0,7% na União Europeia a 28.

Entre os Estados-membros sobre os quais existem dados disponíveis, as maiores subidas mensais foram registadas na Suécia (4,2%), na Alemanha (3,2%) e na Polónia (2,2%), enquanto as maiores descidas ocorreram na Hungria (-3%), na Eslovénia (-2,8%) e no Reino Unido (-1,3%).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção na construção subiu 1,8% na Zona Euro e 2,3% na União Europeia, no mês de julho. Portugal contrariou a tendência dos pares europeus, registando um decréscimo homólogo de 1,8%.

Com descidas mais pronunciadas destacaram-se a Eslovénia (-14%), França (-3%) e Reino Unido (-2,3%). Já do lado das subidas, o destaque vai para a Eslováquia (23,4%), Roménia (15,1%) e República Checa (14%).

Por: Rita Faria | Fonte: Jornal de Negócios | Freeimages.com/Burcin Tuncer

Proteja as suas máquinas e pesados com a solução que lhe permite acompanhar as rotas e consumos.

Share.
Saiba mais sobre:   Internacional

Leave A Reply