Porto de Sines terá ligação ferroviária com Elvas até ao verão de 2021

0

A criação de uma ligação de caminho de ferro entre Sines a Elvas é um pedido e um projeto antigo que muito ajudaria a aumentar a competitividade do porto de Sines. A Refer está apostada em leva-lo a bom porto e candidatou essa ligação ferroviária ao Programa CEF – Connecting Europe Facility, para obter financiamento para parte dos estudos e trabalhos de construção.

Esperou 30 anos pela 
nova linha. Até Elvas, custará 
310 milhões de euros a Portugal.

A Rede Ferroviária Nacional (Refer) — agora integrada na Infraestruturas de Portugal (IP) — candidatou a nova ligação ferroviária Sines-Elvas ao Programa CEF – Connecting Europe Facility, que cofinanciará 50% do respetivo valor dos estudos e projetos e 40% dos trabalhos com obras. Segundo o presidente da IP, António Ramalho, este projeto terá a nova ligação de Sines à linha ferroviária do Sul e implicará um investimento de base de 512 milhões de euros (e de 773 milhões de euros no total), que será cofinanciado pelo programa comunitário CEF em 202 milhões de euros, o que significa que a participação portuguesa nesta obra será de 310 milhões de euros.

Este projeto de infraestrutura ferroviária transfronteiriça dá resposta a uma necessidade reivindicada pelo porto alentejano há cerca de 30 anos. Um dos obstáculos ao crescimento da atividade portuária de Sines tem sido a pendente da linha atual, que limita a carga total dos comboios que saem de Sines, pela incapacidade das locomotivas subirem a linha com uma carga total de 1.400 toneladas — tida como o parâmetro ferroviário que rentabiliza o serviço de transporte de carga.

Por: João Palma-Ferreira | Fonte: Expresso | Fonte (imagem): APS – Porto de Sines

Mantenha o seu transporte rodoviário de carga na linha – saiba como vigiá-lo.

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply