PlasticRoad – Um pavimento feito de garrafas de plástico recicladas

0

Apresentado no fim da semana passada, o PlasticRoad é um tipo de pavimento inovador, já que usa como principal matéria-prima garrafas de plástico recicladas. Foi concebido pela empresa holandesa VolkerWessels e constitui uma alternativa mais prática e ecológica face ao asfalto, já que é alvo de um processo de produção menos poluente.

Segundo a empresa VolkerWessels, que concebeu o PlasticRoad a inovadora superfície rodoviária permite evitar a emissão de 1,6 milhões de toneladas de CO2 associadas à produção de asfalto, ao que há que somar o reaproveitamento de toneladas de plástico que deixa de ser um resíduo, transformando-se num recurso.

No entanto, o inovador pavimento tem outros benefícios, defende Rolf Mars, diretor do departamento de estradas da VolkerWessels: “O plástico oferece todo o tipo de vantagens quando comparado com o modo de construção atual, tanto na colocação como na manutenção”.

Com efeito, o novo tipo de superfície rodoviária pode ser produzido em fábricas e transportado para o local tornando a construção de estradas mais rápida, diminuindo os congestionamentos de trânsito resultantes das obras e o esforço de manutenção é reduzido.

Para além do processo de produção menos poluente e da maior leveza do Plastic Road, o facto de ser oco facilita a instalação de canalizações.Para além disso, o facto de ser mais leve diminui a carga sobre o solo, ao mesmo tempo que torna o transporte para o local da instalação mais eficiente. Por fim, por ser oco, o pavimento de plástico reciclado facilita a instalação de canalizações e cabos no subsolo e a sua composição torna-o mais resistente a temperaturas extremas.

Por enquanto o PlasticRoad é apenas uma ideia, que terá de ser materializada e testada em laboratório, disse Rolf Mars ao Guardian. No entanto, o Município de Roterdão, que é adepto de projetos de inovação para a sustentabilidade e tem um “laboratório de rua”, já se manifestou interessado em acolher o piloto. A VolkerWessels prevê que a primeira via pública pavimentada com PlasticRoad seja uma realidade daqui a três anos.

Por: Filipa Alves | Fonte: Guardian / Naturlink (Sapo) | Fonte (imagem): VolkerWessels

Melhore a proteção das suas máquinas em qualquer cenário ou pavimento com a geolocalização.

Share.
Saiba mais sobre:   Sustentabilidade

Leave A Reply