Obras de ampliação do Porto da Casa (Corvo) adjudicadas a consórcio integrado pela Somague e Tecnovia

0

Os trabalhos de ampliação do molhe-cais e plataforma do Porto da Casa, na ilha do Corvo (Açores), já foram adjudicados, no seguimento do concurso limitado por prévia qualificação dos candidatos, lançado no mês de abril, a um consórcio composto pelas empresas Somague e Tecnovia.

De acordo com nota do Gacs [Presidência do Governo Regional dos Açores], esta empreitada, adjudicada através da empresa Portos dos Açores, com um valor total de cerca de 10,6 milhões de euros, tem um prazo de execução de 24 meses e será executada por um consórcio constituído pelas empresas Somague – Ediçor Engenharia, Tecnovia Açores e Somague Engenharia.

As obras a executar, que têm como objetivo minimizar as limitações existentes naquele porto, vão permitir melhorar as condições de abrigo, ampliar a frente de acostagem e aumentar a área da plataforma do cais, para alargar o espaço disponível de estacionamento das embarcações, incluindo ainda a realização de beneficiações na atual rampa de varagem.

A nota acrescenta que a empreitada de intervenção no Porto da Casa contempla, em concreto, o prolongamento do molhe-cais em mais 40 metros, com 27,75 metros de largura, igual ao existente, e o alargamento da plataforma do cais para o estacionamento a seco das embarcações, com cerca de 900 m2 de área.

As obras incluirão ainda a reparação da rampa varadouro, dragagens e remoção do atual manto de proteção.

Para além dos acessórios de cais, a nova estrutura será equipada com uma rede de abastecimento de água às embarcações e com um sistema de distribuição de energia elétrica e iluminação.

Na nova extremidade do molhe-cais será reinstalado o farolim que se encontra no atual cais.

Fonte: Açoriano Oriental | Fonte (imagem): José Luís Ávila Silveira / Pedro Noronha e Costa (Arquivo de Villa Maria – ilha Terceira)

Proteja as suas máquinas e pesados com a localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply