Número de licenciamentos: construção nova e reabilitação exibem tendências opostas

0

Estatísticas divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativas ao segundo trimestre do ano revelam que o licenciamento de obras para construção nova está a aumentar, ao passo que o licenciamento para obras de reabilitação tende a diminuir.

O setor da construção vai continuar a viver uma tendência de quebra, mas o mau momento não vai ser sentido da mesma forma por todos. As obras de reabilitação vão manter um comportamento de queda, mas a construção nova começa a dar alguns sinais de melhoria.

A conclusão pode ser retirada dos dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o licenciamento de obras – um indicador avançado para o setor da construção, já que antes do início de uma obra é preciso fazer o licenciamento da mesma.

O número de edifícios licenciados recuou 8,3% no segundo trimestre do ano, quando comparado com o mesmo período de 2014.

No entanto, as obras de construção e de reabilitação não vão ter comportamentos semelhantes.

O licenciamento de obras para construção nova aumentou 2,3% no segundo trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Só para habitação familiar houve um acréscimo de 14,3% nas obras licenciadas, o que permite antever uma recuperação na construção futura para este fim.

Em sentido contrário, está o licenciamento para obras de reabilitação que recuou 26,3% face ao período homólogo.

Segundo o INE, os “edifícios licenciados em construção nova registam um aumento pelo terceiro trimestre consecutivo, enquanto a reabilitação continua em trajetória descendente”.

Por: Marta Moitinho Oliveira | Fonte: Diário Económico | Fonte (imagem): Freeimages.com/Steve Campbell

Proteja as suas máquinas – torne-as localizáveis.

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply