Mota-Engil entregará amanhã a primeira de três barragens em São Nicolau (Cabo Verde)

0

A Mota-Engil deverá proceder amanhã à entrega da barragem de Banca Furada, na ilha de São Nicolau, Cabo Verde. A obra foi edificada no âmbito do “Programa de Energias Renováveis, Ambiente e Mobilização de Água”, financiado através de uma linha de crédito de Portugal, que já possibilitou a construção de cinco outras barragens nas ilhas de Santiago e Santo Antão. A infraestrutura da Banca Furada é a primeira de três programadas para São Nicolau, onde outras duas barragens deverão nascer nas zonas de Praia Branca e Curral Velho.

Situada em Fajã, próximo de Ribeira Brava, a nova infraestrutura, orçada em cerca de 6,35 milhões de euros, começou a ser edificada em 2011, mas problemas vários levaram à suspensão da obra, que acabaria por ser retomada apenas no início de 2014.

A barragem, com capacidade para 300 mil metros cúbicos de água, vai irrigar uma área total de 35 hectares e beneficiar cerca de 175 agricultores locais.

O projeto foi financiado ao abrigo de uma linha de crédito de Portugal no valor de 200 milhões de euros, que já permitiu, edificar outras cinco infraestruturas idênticas, quatro na ilha de Santiago e uma na ilha de Santo Antão.

Até ao final deste ano, a ilha de São Nicolau deverá ter projetadas mais duas barragens, nas zonas de Praia Branca e Curral Velho.

A primeira fase do “Programa de Energias Renováveis, Ambiente e Mobilização de Água” de Cabo Verde prevê a captação de águas subterrâneas e de escoamentos superficiais em cinco barragens já construídas – Salineiro, Faveta, Saquinho e Figueira Gorda, na ilha de Santiago, e Canto Cagarra, em Santo Antão.

O programa prevê a captação de 9,35 milhões de metros cúbicos de água por ano.

Por: JSD // JMR / LUSA | Fonte: Sapo.pt | Fonte (imagem): Mota-Engil

Em Portugal, em mais de 20 países europeus e noutros tantos pelo mundo, as soluções de localização da Inosat ajudam a proteger e rentabilizar as suas máquinas.

Share.
Saiba mais sobre:   Internacional

Leave A Reply