MAP: Construir o sucesso num setor em crise

0

MAP Engenharia, empresa especializada na construção e gestão de projetos desde 2013, é um exemplo de sucesso num setor que passa por uma fase negra. Mas reabilitar e requalificar eram hipóteses de sucesso que José Rui Meneses e Castro não quis desperdiçar.

É o que o próprio fundador da empresa revela ao Dinheiro Vivo “Disseram-me que não estava a pensar bem, mas sempre acreditei que a construção, área que conheço bem, não ia acabar, ia era mudar a forma de construir. E, sem esquecer que não existem materiais eternos, a aposta tem de ser em reabilitar e requalificar, de acordo com as novas tendências e vivências”.

Fator de sucesso está no reconhecimento de uma nova era

Portugal disse adeus às grandes obras públicas. E foi desse modo que as empresas cresceram, se desumanizaram, perderam um rosto e tornou-se cada vez mais difícil chegar ao líder. Aí está parte da diferença da MAP, como revela Meneses e Castro “O nosso perfil é diferente, estamos sempre à distância de um telefonema e a nossa preocupação é com o negócio do cliente, o seu objetivo a prazo e a qualidade de materiais”.

Internacionalização sim, mas mercado nacional também faz crescer

A MAP tem vários projetos em Portugal. Por isso, a empresa vai continuar a apostar no mercado nacional, onde tem apostado em consolidar-se numa pequena porção do setor, que não é explorada pela maioria das empresas de construção nacionais.

No prazo de dois anos, os objetivos já passam pela internacionalização “As solicitações em Portugal permitiram-nos crescer a um ritmo acelerado e temos promotores que nos contratam para segundos e terceiros projetos. Além disso, temos vários clientes internacionais, como fundos de investimento, que serão bons parceiros para a internacionalização”, refere o líder da MAP. Meneses e Castro adianta que “Queremos continuar a trabalhar bem em Portugal, e dessa forma poderemos trabalhar em qualquer cidade de um país da União Europeia.”

Reabilitar porquê?

A jovem empresa especializou-se na reabilitação urbana, porque adianta “As pessoas estão a regressar ao centro das cidades e é necessário reabilitar e recuperar edifícios antigos.”

A MAP teve entre mãos alguns projetos importantes como: Construção de raiz de projetos no Leroy Merlin; escritórios Espaço Amoreiras (Lisboa); um edifício residencial (São Bento) ou a construção da Loja Labrador (Porto).

Fonte: Dinheiro Vivo (adaptado)

Controle, em pormenor, a atividade das suas máquinas e pesados nas diferentes obras. 

Roubo de combustível: quanto custa à sua empresa?

Dependendo da tipologia de veículo e da respectiva capacidade dos depósitos, um único roubo de combustível pode representar para a empresa um prejuízo que pode ir desde algumas dezenas de euros até…
Leer Mais »

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply