Investimento brasileiro em Moçambique atinge os 10 mil milhões de euros

0

A presença do investimento brasileiro em Moçambique é cada vez mais notória, em áreas como a extração mineral, construção civil e agropecuária. No total já terão sido investidos cerca de 10 mil milhões de euros.

Para o embaixador do Brasil em Moçambique, Rodrigo Soares, o volume de investimento registado faz de Moçambique “o maior beneficiário da cooperação brasileira no mundo”

Existe uma estreita relação com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), tendo em vista a promoção do setor empresarial brasileiro com aquele país africano.

O Presidente da CTA, Rogério Manuel, considerou “bastante forte a presença do Brasil em Moçambique”. “Se olharmos para aquilo que é o investimento das empresas brasileiras em Moçambique, veremos que é significativo, com uma experiência e financiamento ao nosso Governo elevadíssimos”, afirmou.

O comércio bilateral cresceu, entre 2006 e 2014, 111 % tendo alcançado no último ano um fluxo comercial de 74 milhões de dólares (68 milhões de euros).

Em Moçambique, as empresas brasileiras têm grandes investimentos em projetos de infraestruturas, como a mineradora Vale que explora, desde 2011, uma das maiores reservas de carvão do mundo, em Moatize, na província central de Tete.

Esta relação com o Brasil surge numa altura em que o investimento chinês parece dominar a economia moçambicana, particularmente no que respeita a projetos de obras públicas.

Fonte: A Bola e Sapo 24 (adaptado)

Controle, em pormenor, a atividade das suas máquinas e pesados nas diferentes obras.

Share.
Saiba mais sobre:   Internacional

Leave A Reply