Fusão entre Holcim e Lafarge: deverá nascer em breve a maior cimenteira do mundo

1

A intenção de fundir as empresas Holcim e Lafarge foi anunciada em abril de 2014. Entretanto, ficou a saber-se há dias que o conselho de administração da Holcim tencionava desistir. Porém, depois de uma reunião entre administrações ocorrida na quarta-feira, sabe-se hoje que a fusão deverá mesmo avançar. Está quase a nascer a maior cimenteira do mundo.

Um acordo deverá ser oficializado esta quinta-feira, com o rácio de troca da fusão a ficar mais favorável para os acionistas da Holcim, de acordo coma Bloomberg.

A Holcim e a Lafarge estão a ultimar os detalhes do acordo de fusão entre as duas companhias, que dará origem à maior cimenteira do mundo, de acordo com a Bloomberg que dá conta que está a haver progressos nas negociações depois de ontem ter ocorrido uma reunião entre as administrações das duas companhias.

O acordo final, que deverá ser anunciado ainda hoje, pode resultar numa revisão do rácio de troca de ações, com os acionistas da Holcim a darem 0,9 ações por cada uma da Lafarge. O rácio anterior, anunciado no acordo preliminar, passava pela troca direta de uma ação da Holcim por cada ação da Lafarge.

A fusão entre as duas maiores cimenteiras mundiais foi anunciada em abril de 2014. A nova entidade, que se iria designar LafargeHolcim, teria vendas de 32 mil milhões de euros e presença em 90 países.

A fusão sofreu um revés a 16 de março, quando a Lafarge anunciou ter recebido uma carta do presidente do conselho de administração da Holcim comunicando a decisão de não prosseguir com a execução do acordo nos termos aprovados pelos responsáveis das duas maiores cimenteiras mundiais em julho de 2014.

A outra alteração tem a ver com a liderança da nova companhia, já que o atual CEO da Lafarge, Bruno Lafont, será copresidente do conselho de administração e não presidente executivo, como estava previsto.

Fonte: Jornal de Negócios

Proteger os negócios de transporte de materiais de construção e outros é hoje mais fácil, graças à tecnologia de localização por GPS. Conheça algumas soluções disponíveis em mais de vinte países.

Share.
Saiba mais sobre:   Internacional