Facebook constrói data center alimentado com energia 100% renovável

0

O Facebook anunciou na passada terça-feira a construção de um novo data center no Texas – mais concretamente na cidade de Fort Worth –, o qual será alimentado com energia 100% renovável.

Para garantir o abastecimento do novo data center com energia totalmente renovável, a rede social vai importar mais de 200 megawatts de energia produzida num parque eólico a 145 km de distância do centro de Fort Worth. Também na senda da eficiência e poupança energética, a multinacional comprometeu-se a fazer uso de formas mais “verdes” de arrefecimento das máquinas – entre elas, a coleta de ar frio do exterior.

Para além de amigo do ambiente, este data center empregará 40 pessoas. Trata-se do quinto centro de processamento do Facebook, que já conta com servidores instalados na Suécia, assim como em três estados norte-americanos: Iowa, Oregon e Carolina do Norte.

A empresa de Mark Zuckerberg crê que a economia de energia e de recursos é o caminho a seguir – não só pelo ambiente, mas também por motivos financeiros. A companhia diz que, desde que se propôs a otimizar a sua infraestrutura e ao longo dos últimos três anos, já obteve uma poupança de mais de US$ 2.000 milhões (1.809 milhões de euros) em custos operativos de máquinas. Perante os bons resultados o Facebook propõe-se agora a reajustar o consumo e fontes de energia dos seus data centers em pelo menos 50%, uma operação que quer concluir pelo fim de 2018.

Fonte: Facebook Newsroom

Aumente a segurança das suas máquinas nas várias obras com a localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Sustentabilidade

Leave A Reply