Espuma sintática – o novo material que é feito de metal mas flutua na água

0

É leve como papel de alumínio, mas resistente como o metal. A espuma sintática é uma nova substância, muito forte, mas que, dada a sua leveza, é capaz de flutuar facilmente sobre a água – será, portanto, um material particularmente interessante para a construção de barcos, por exemplo. Foi inventada por investigadores da Universidade de Nova Iorque e está a ser desenvolvida pelo cientista de materiais Nikhil Gupta.

Esse metal é chamado de espuma sintática. É uma liga de alumínio repleta de esferas ocas de carboneto de silício, mais ou menos como um queijo suíço metálico. Apesar de ser um pouco mais leve do que a água, consegue resistir a pressões de até 170 Megapascal, o que é muito mais do que a pressão sentida a alguns quilómetros no fundo do oceano.

Muitos barcos modernos já são feitos de metal, então qual é a grande novidade? Considere que um pedaço de aço não flutua; barcos são feitos num determinado formato para que os seus cascos desloquem água o suficiente para continuar a flutuar. Mas a espuma sintática do cientista de materiais Nikhil Gupta é mais leve do que a água, por conseguinte flutua por conta própria. Designers de navios que usarem esse novo material anda precisariam de considerar o peso da tripulação, carga e sistemas a bordo, mas o casco em si não precisa de pesar muito.

Gupta disse que o novo material estará pronto para produção dentro de cerca de três anos, e que espera ver os primeiros protótipos da Marinha dos EUA mais ou menos nessa época. Ele publicou o seu trabalho na edição atual do International Journal of Impact Engineering.

Fonte: Diário Digital | Fonte (imagem): NYU Polytechnic School of Engineering

Leve a inovação também às suas máquinas e proteja-as melhor.

Share.
Saiba mais sobre:   Máquinas e materiais

Leave A Reply