Encarecimento da mão de obra faz subir o custo da construção de casas em dezembro

0

Construir casas em Portugal tornou-se mais caro em dezembro de 2014 por comparação ao mês de novembro e também ao período homólogo de 2013. O principal motivo na base do incremento do preço da construção foi o encarecimento da mão de obra, muito embora se tenha verificado uma redução do valor de aquisição dos materiais no fim do ano passado, por oposição a 2013.

Os custos associados à construção de casas novas em Portugal subiram 0,3% em dezembro, face a período homólogo. Já os custos de manutenção e reparação regular da habitação registaram um decréscimo homólogo de 0,2%.

O custo de construção de habitações novas subiu 0,3% em dezembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira, 9 de fevereiro. Já em comparação com o mês anterior (novembro), a subida foi de 0,4 pontos percentuais.

A contribuir para a subida dos preços esteve, sobretudo, o aumento do custo da mão de obra, que avançou 1,2% em dezembro, em termos homólogos. Já o preço dos materiais, pelo contrário, desceu 0,8% face a dezembro de 2013.

De acordo com os dados do INE, a variação média anual do índice de custos de construção de habitação nova foi 0,5% em 2014, o que compara com a variação média de 1% registada no ano anterior. Os índices de mão de obra e de materiais registaram variações médias anuais de 1,1% e -0,3%, respetivamente.

Já os custos de manutenção e reparação regular da habitação, no Continente, registaram um decréscimo homólogo de 0,2% em dezembro, depois da queda de 0,3% no mês anterior.

Fonte: Jornal de Negócios | Fonte (imagem): Jaksmarta/Wikipedia

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply