Custo de construção de casas novas aumentou 0,4% em abril

0

A construção de casas novas tornou-se 0,4% mais cara em abril, face ao mesmo mês do ano passado. Os números foram ontem avançados pelo Instituto nacional de Estatística (INE).

Para esta evolução do índice dos custos de construção de habitação em abril contribuíram a redução homóloga de 0,2% da componente ‘materiais’ e o aumento de 0,9% da componente ‘mão de obra’.

Em abril, a variação mensal dos custos de construção de habitação nova foi de 0,3%, uma taxa inferior em 0,1 pontos percentuais em relação a março.

O índice relativo a apartamentos, por seu turno, aumentou 0,5% em abril, em relação a idêntico mês do ano passado, enquanto a variação do índice relativo a moradias melhorou 0,3% no mês de abril, face a igual mês de 2014.

Os dados do INE revelam ainda descidas homólogas de 0,2% do índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação no continente, de 1,4% do índice da componente produtos e uma subida de 0,2% da componente serviços.

Por regiões do continente, os índices das regiões da Área Metropolitana de Lisboa e Algarve apresentaram em abril quedas homólogas de 0,1% e 3%, respetivamente.

O índice da região Alentejo, por sua vez, apresentou uma variação homóloga positiva de 0,3% no mês de abril.

Já os índices das regiões Norte e Centro apresentaram variações homólogas nulas.

Fonte: LUSA / Jornal Açores 9 | Fonte (imagem): Gaf.arq/Wikipedia

Proteja as suas máquinas nas diferentes obras, vigiando a sua atividade com a geolocalização.

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply