Câmara do Porto anuncia obras no subsolo do Mercado do Bolhão

0

“As obras do Mercado do Bolhão deverão começar no próximo verão, embora não impliquem, de imediato, a deslocação dos comerciantes para o mercado temporário no quarteirão de D. João I. A Câmara decidiu iniciar os trabalhos subterrâneos logo de possível numa empreitada prévia à do restauro, adiantando, assim, o calendário”, descreve a autarquia, em comunicado.

Quanto à intervenção no edifício, o projeto – que prevê a construção de uma cave logística e de um túnel com início da rua do Ateneu – será alvo de “um concurso público internacional a lançar nos próximos meses”.

Para já, esclarece a Câmara, está em causa “a necessidade de desviar a linha de água que atravessa o mercado no subsolo”.

Com a obra, a referida linha de água vai ser “encaminhada pela rua de Sá da Bandeira, o que permitirá uma intervenção no mercado mais segura e a construção da cave” incluída no projeto.

“Esta obra, que obrigará à intervenção de uma tuneladora, está a cargo da empresa municipal Águas do Porto, no âmbito da gestão da rede de águas pluviais da cidade que lhe compete”, observa a autarquia.

“Já a obra de restauro, que será alvo de um concurso público à parte, que decorrerá em paralelo com a empreitada entretanto em execução na rua de Sá da Bandeira, será lançada pela empresa municipal GOP – Gestão de Obras Públicas”, acrescenta.

A requalificação do Mercado do Bolhão está avaliada em 27,086 milhões de euros, mas a Câmara espera obter financiamento comunitário de 23,023 milhões, revela o plano preparado pela autarquia para a candidatura ao Portugal 2020.

Nesta candidatura, a Câmara contabilizou os gastos com a recuperação da envolvente do imóvel, a instalação do já referido mercado temporário e a construção de um túnel de oito metros de largura e quatro de altura entre as ruas do Ateneu Comercial e Alexandre Braga, de acesso ao piso técnico do futuro Mercado do Bolhão.

Fonte: RTP

Controle, em pormenor, a atividade das suas máquinas e pesados nas diferentes obras.

Share.
Saiba mais sobre:   Nacional

Leave A Reply