AYTHYA vence concurso polémico para renovação de bairro do Porto

0

A empresa de gestão de investimentos na área imobiliária, AYTHYA – Investimentos Imobiliários, venceu o concurso para a demolição e construção do novo Bairro Rainha D. Leonor, no Porto, superando duas outras empresas.

O relatório preliminar do júri, que acompanha o documento, colocava os três concorrentes – a AYTHYA, a Norcep – Construções e Empreendimentos, Ld.ª e a Embeiral – Engenharia e Construção, SA – em pé de igualdade em relação a vários critérios. As três apresentavam o prazo de 18 meses para a demolição e construção do bairro (mantendo os moradores no local). Todas se propunham a construir casas com eficiência energética elevada (A+) e construir quatro equipamentos de uso colectivo no novo bairro. A Norcep e a AYTHYA também coincidiam no número de fogos a criar, 70, com a Embeiral a perder pontos neste critério, já que apenas se propunha a construir 60 apartamentos.

A grande diferença que o júri independente encontrou foi ao nível da qualidade técnica da proposta de arquitectura e do desenho urbano. Enquanto as propostas da Norcep e da Embeiral foram consideradas “vagas” e com alguns aspectos negativos em relação ao da outra concorrente – como o facto de dividirem a área de construção em três lotes, em vez de apenas dois – a da AYTHYA, que já se apresentara ao concurso anterior, é descrita como “muito detalhada e completa”, ultrapassando as restantes em pontuação.

O concurso esteve, no entanto, envolto em alguma polémica, após uma das empresas a concurso ter lançado acusações de violação do Plano Diretor Municipal (PDM).

Fonte : Público | Fonte (imagem): Público

Controle, em pormenor, a atividade das suas máquinas e pesados nas diferentes obras.

Share.
Saiba mais sobre:   Legislação e Concursos

Leave A Reply